quinta-feira, 6 de junho de 2013

Os diferentes tipos de colonização na América

1) (Fatec) Dentre as características gerais do período pré-colonizador destaca-sea) o grande interesse pela terra, pois as comunidades primitivas do nosso litoral produziam excedentes comercializados pela burguesia mercantil portuguesa.
b) o extermínio de tribos e a escravização dos nativos, efeitos diretos da ocupação com base na grande lavoura.
c) a montagem de estabelecimentos provisórios em diferentes pontos da costa, onde eram amontoadas as toras de pau-brasil, para serem enviadas à Europa.
d) a distribuição de lotes de terras a fidalgos e funcionários do Estado português, copiando-se a experiência realizada em ilhas do Atlântico.
e) a implantação da agromanufatura açucareira, iniciada com construção do Engenho do Senhor Governador, em 1533, em São Vicente.

2) Sobre a colonização inglesa na América do Norte:

a) estabeleça sua conexão com os desdobramentos da Reforma Protestante da Inglaterra;
b) explique por que na região sul se originou uma organização socioeconômica diferente da do norte.

3) A mineração foi a atividade econômica mais importante da América Espanhola durante o período colonial. Múltiplos fatores condicionaram a formação e a decadência dos complexos mineradores do altiplano andino e do planalto mexicano. Assinale a modalidade de mão-de-obra que predominou nas minas de prata dos referidos complexos, durante os séculos XVI e XVII.
a) Indígena, submetida ao trabalho compulsório.
b) Negra, submetida ao trabalho escravo.
c) Européia, no regime de trabalho assalariado.
d) Indígena, adaptada ao trabalho livre.
e) Indígena, no regime de trabalho voluntário.
Gabarito


1- C
2- a) Com a Reforma Protestante teve inicio na Inglaterra uma guerra civil entre católicos e protestantes, o que determinou a imigração de protestantes para a América do Norte.
b) O norte optou por uma colonização de povoamento devido ao grande número de colonos protestante que queriam reconstruir a vida nas novas terras, enquanto no sul a colonização se caracterizou pela tipo de exploração que obedecia o modelo plantation de monocultura, latifúndio, escravidão e exportação.
3- A

Nenhum comentário:

Postar um comentário